sábado, 20 de março de 2010

Obtenção de matéria - Heterotrofia e Autotrofia

Dos seres unicelulares aos seres pluricelulares

A vida das células depende, assim, do movimento de substâncias através da membrana celular. Os aspectos centrais a esclarecerem e como é constituída a membrana celular e de que modo se realiza o transporte de materiais através dela.

Membrana plasmática

A membrana celular, é a estrutura que delimita todas as células vivas, tanto as procarióticas como as eucarióticas. Ela estabelece a fronteira entre o meio intra-celular, e o meio extra-celular.

Transporte de materiais através da membrana plasmática

Os mecanismos pelos quais ocorrem as trocas de materiais através da membrana celular são variados. Alguns são controlados apenas por processos físicos e noutros intervêm proteínas da membrana.

No primeiro caso, o movimento transmembranar diz-se transporte não mediado. No segundo caso, em que intervêm proteínas específicas, o transporte é designado por transporte mediado.

Transporte não mediadoAssim, o transporte de substâncias através da membrana pode ou não ser mediado por moléculas transportadoras específicas, denominadas permeases.

No transporte não mediado, as substâncias passam livremente através da membrana plasmática, sem que haja intervenção de proteínas transportadoras em todo o processo.

- A passagem de substâncias lipossolúveis, através da bicamada fosfolipídica, a favor do seu gradiente de concentração é chamada de difusão simples.

- Quando ocorre o transporte de água de um meio com baixa concentração de soluto para um meio de concentração mais elevada, é então designada por osmose.


Transporte mediado – É um transporte que ocorre pela existência de proteínas carreadoras que executam a passagem do soluto de um lado da membrana para o outro. O transporte mediado pode ser tanto passivo quanto activo.


- A passagem de substâncias com intervenção de uma proteína transportadora e com gasto de ATP é chamada de difusão facilitada.

- O transporte de uma substância a favor do seu gradiente de concentração com intervenção de permeases é designado por transporte activo.

Endocitose e exocitose

Endocitose –o material é transportado através de invaginações da membrana. Essas invaginações progridem para o interior e separam-se da membrana, constituindo vesículas endocíticas.

Exocitose – vesículas contendo macromoléculas movem-se até à membrana. Efectua-se a fusão da membrana da vesícula com a membrana celular e o conteúdo da vesícula liberta-se no meio extracelular.

Fagocitose – o material alimentar e englobado por pseudópodes, prolongamentos emitidos pela célula, formando uma vesícula fagocítica.

Pinocitose –pequenas gotas de fluido são captadas por invaginações da membrana e acabam por se separar formando vesículas pinocíticas.

(transporte mediado)

Sem comentários:

Enviar um comentário