segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Tipos de ondas sísmicas



Ondas de profundidade ou volume, têm origem no foco e propagam-se no interior da Terra em qualquer direcção.

Ondas P ou ondas primárias – ondas de compressão, longitudinais ou volumétricas; a vibração das partículas é paralela à direcção de propagação; a propagação produz-se por uma série de impulsos alternados de distensão e compressão através das rochas, havendo variações do volume do material; propagam-se em meios sólidos, líquidos e gasosos.

- Ondas S ou ondas secundárias – ondas transversais; as partículas vibram num plano perpendicular à direcção de propagação; provocam mudança da forma do material mas não do volume; propagam-se apenas nos meios sólidos.

As ondas de volume podem eventualmente atingir a superfície gerando ondas superficiais.
Ondas superficiais ou longas


- Ondas L ou ondas de Love – ondas superficiais; propagam-se ao longo da superfície e resultam de interferências de ondas do tipo P e S; são responsáveis pela maioria das destruições; as partículas vibram horizontalmente em ângulo com a direcção de propagação.

- Ondas R ou ondas de Rayleigh – induzem um movimento elíptico das partículas, num plano perpendicular à direcção de propagação, provocando no solo ondulações semelhantes às ondas marinhas.

...
...

As ondas sísmicas comportam-se de modo diferenciado, consoante as condições de regidez e densidade dos materiais que atravessam. As ondas S são incapazes de se propagar em meios fluidos, as ondas P, apesar de atravessarem em meios líquidos, sofrem desaceleração ao fazê-lo.


Então os 103° e os 143° ocorre sombra sísmica para as ondas S e P directas, enquanto que as S directas deixam de se registar em amplitudes superiores a 103°.


As zonas de sombra resultam da impossibilidade de propagação das ondas S no núcleo externo (líquido) e da refracção das ondas L no mesmo.

Sem comentários:

Enviar um comentário