Só as plantas são capazes de fazer a fotossíntese por causa da clorofila, que é o pigmento verde das plantas. Tilacoide é onde se realiza a fotossíntese, para realizar a fotossíntese é assim: molécula de água+moléculas de gás carbónico+clorofila+luz solar = oxigénio e glicose.
O dióxido de carbono é o gás que a planta absorve. (Gás carbónico).
As plantas desenvolvem-se a partir da fotossíntese. A fotossíntese transforma o gás carbónico (ou dióxido de carbono) em oxigénio.
A fotossíntese é o processo através do qual as plantas, seres autotroficos (seres que produzem seu próprio alimento) e alguns outros organismos transformam energia luminosa em energia química processando o dióxido de carbono(CO2), água (H2O) e minerais em compostos orgânicos e produzindo oxigénio gasoso (O2). A equação simplificada do processo é a formação de glicose: 6H2O + 6CO2 → 6O2 +C6H12O6.
Este é um processo do anabolismo, em que a planta acumula energia a partir da luz para uso no seu metabolismo, formando adenosina tri-fosfato, o ATP, a moeda energética dos organismos vivos.
A fotossíntese inicia a maior parte das cadeias alimentares na Terra. Sem ela, os animais e muitos outros seres heterotróficos seriam incapazes de sobreviver porque a base da sua alimentação estará sempre nas substâncias orgânicas proporcionadas pelas plantas verdes.
Mecanismos de fotossíntese
Nos seres fotossintéticos ocorre:
- produção de oxigénio, proveniente da água, quando estão expostos à luz;
- captação de CO2 que intervém na formação de compostos orgânicos, mesmo na obscuridade no caso de previamente haver um período de iluminação suficiente.
A fotossíntese compreende duas fazes sucessivas ligada:
- A fase fotoquímica, fase luminosa ou fase clara (fase dependente da luz solar ou etapa clara) é a primeira fase do processo fotossintético. A luz é captada, absorvida pela clorofila e armazenada em moléculas de ATP (possível reserva energética). O objectivo desta fase é criar um campo eléctrico em torno das moléculas de água. Nesta mesma etapa, dá-se a fotólise da água (desdobramento das moléculas da água em iões de oxigénio e hidrogénio, devido à radiação). O hidrogénio formado (ião H+) é inserido na molécula NADP+ que servirá no próximo processo para oxirredução.
- A fase química ou "fase escura", observa-se um ciclo. Nessa fase chamada de ciclo de Calvin, o carbono que provém do dióxido de carbono do ar é fixado e integrado numa molécula de hidrato de carbono. Desta fase resulta a formação de compostos orgânicos como a glicose, necessária à actividade da planta. Esta fase é denominada fase escura, no entanto é um termo utilizado de forma inadequada pois para a, ribulose bifosfato carboxilase-oxidase, entrar em actividade determinando a fixação do CO2 atmosférico para a formação de moléculas de glicose, ela precisa estar num estado reduzido, e para isso acontecer é necessário que a luz esteja presente.